Sobre os Cursos



A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS), criada em 15 de outubro de 1954, é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus serviços prestados à comunidade. Apresenta sempre eventos de alto nível para o público em geral, trazendo profissionais de renome para ministrarem cursos que visem o aprimoramento profissional em música. Esta é uma das formas de promover a cultura musical e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, voltados tanto para aqueles que ainda não detêm a técnica musical quanto para os que desejam desenvolver todo o seu potencial artístico. Com este fim, a EMUS tem investido nos Cursos de Extensão que são oferecidos praticamente para todas as faixas etárias e grau de conhecimento:



OS CURSOS DE EXTENSÃO


MUSICALIZAÇÃO INFANTIL



Direcionado ao público infantil de 06 meses a 6 anos de idade, visa estimular o processo criativo da criança, seu senso estético, do seu movimento corporal, bem como desenvolver suas habilidades musicais através de uma pedagogia específica e lúdica, que permite ao aluno identificar os elementos básicos da música.
A musicalização Infantil também instrumentaliza os pais com elementos que possam ser trabalhados em casa, com o intuito de reforçar os conteúdos aprendidos em aula e contribuir para a relação afetiva entre as crianças e seus responsáveis.
As aulas da musicalização Infantil são, normalmente, às sextas-feiras, pela manhã ou à tarde, dependendo do horário de Escola da criança.


CONJUNTO INSTRUMENTAL



Direcionado para crianças de 6 a 10 anos de idade, o Conjunto Instrumental visa trabalhar através de arranjos musicais o desenvolvimento da percepção, performance, composição e apreciação musicais, entre outros. Este curso surgiu para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no Curso de Musicalização Infantil, no entanto, é aberto também para alunos externos e que ainda não possuem experiência musical.
Visa o favorecimento da apreciação musical, sensibilização e aprendizagem musical a partir da musicalização com introdução à flauta doce.
O Conjunto Instrumental dispõe, também, de instrumentos de pequena percussão, porém permite a inclusão de instrumentos musicais que os alunos já tocam (ex.: flauta, violão, teclado, piano, etc.). Cabe citar que o curso não tem como pré-requisito a leitura musical.
Contudo, o objetivo é o de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, motoras e sociais, oferecendo aos alunos, de maneira lúdica, uma rica  vivência musical.
As aulas das turmas de Conjunto Instrumental são, normalmente, às sextas-feiras, pela manhã ou à tarde, dependendo do horário de Escola da criança.

INICIAÇÃO MUSICAL AO INSTRUMENTO

Abrange a faixa etária dos 7 aos 10 anos. O objetivo é proporcionar o aprendizado da música, interagindo com um repertório nacional e internacional, de forma a promover o desenvolvimento do aluno e o seu gosto musical através da prática instrumental.

Piano (IMIT)
Violão (IMIV)
Violino (IMAV)
Flauta Doce (IMAF)

OFICINAS

CANTO
Curso destinado a pessoas acima dos 16 anos em diante, interessadas no conhecimento preliminar sobre técnica vocal. Através do treinamento de suas habilidades vocais, o aluno (a) interpretará um repertório popular e erudito, nacional e internacional.

VIOLÃO
Abrange a faixa etária a partir dos 12 aos em diante, oferece aos alunos introdução e desenvolvimento de técnicas para a execução do instrumento, através da prática do acompanhamento rítmico e harmônico, com repertório específico selecionados pelos professores e dirigidos a cada grupo. O repertório será  adequado ao nível de conhecimento musical e da faixa etária dos inscritos. O aluno deverá possuir instrumento próprio.

PERCUSSÃO E BATERIA
Nesta oficina o aluno adquire conhecimentos elementares de percussão e bateria. A técnica é repassada no uso da baqueta para caixas-clara, utilizando o método Stick Control, com leituras de ritmos através do método Henrich Knauer, além da vivência e prática com todos os instrumentos de percussão.

PIANO
Propicia condições técnicas e teóricas para que o aluno toque piano, desenvolvendo sua percepção auditiva e rítmica, com conhecimentos básicos sobre leitura musical.

FLAUTA DOCE
Aprendizado voltado para a teoria, literatura, princípios básicos e teóricos sobre flauta doce, com a criação de estruturas musicais e arranjos, técnica de execução e performance.

VIOLINO
Introduzir o aluno ao universo da música a partir do conhecimento, da prática e do desenvolvimento da técnica de execução do violino. Simultâneamente, também há orientações visando o desenvolvimento da leitura e percepção musicais. 

TEORIA MUSICAL
Aborda noções básica de teoria e percepção musical, possibilitando o aprendizado da escrita musical. O curso acompanha as oficinas dos instrumentos durante seu 4 semestres, mas pode ser cursado também separadamente. Não há limite de idade e não exige conhecimento prévio.


CURSO BÁSICO

É um curso técnico, pré-universitário, com aulas ministradas por professores da Graduação ou monitores coordenados pelos departamentos. A duração do curso depende do conhecimento musical e da maturidade pessoal e profissional de cada aluno. O curso é constituído de aulas teóricas (em grupo) e práticas (individuais). São oferecidos os seguintes cursos:

¯    Canto
¯    Clarinete
¯    Composição e Regência
¯    Flauta Doce e Flauta Transversal
¯    Percussão
¯    Piano
¯    Saxofone
¯    Trombone
¯    Trompete
¯    Violão
¯    Violino
¯    Violoncelo
¯    Harpa



OUTRAS  INFORMAÇÕES:

Secretaria

Tel.: 3283 - 7885 
e-mail: emusextensao@yahoo.com.br

Atendimento de Segunda a Sexta das 09:00 ás 17:00h.

Procurar: Francis, Pedro ou Taise.



ENDEREÇO DA ESCOLA

Avenida Araújo Pinho, Nº 58 - Canela
Campus Universitário do Canela
(ao lado da Faculdade de Odontologia)
Site: http://www.escolademusica.ufba.br/
CEP: 40110-060
Salvador- BA