SOBRE OS CURSOS


A ESCOLA

A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS), criada em 15 de outubro de 1954, é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus serviços prestados à comunidade. Apresenta sempre eventos de alto nível para o público em geral, trazendo profissionais de renome para ministrarem cursos que visem o aprimoramento profissional em música. Esta é uma das formas de promover a cultura musical e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, voltados tanto para aqueles que ainda não detêm a técnica musical quanto para os que desejam desenvolver todo o seu potencial artístico. Com este fim, a EMUS tem investido nos Cursos de Extensão que são oferecidos praticamente para todas as faixas etárias e grau de conhecimento:


MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS E MUSICALIZAÇÃO INFANTIL:

Direcionado ao público infantil de 0 a 6 anos de idade, visa estimular o processo criativo da criança e desenvolver suas habilidades musicais através de uma pedagogia específica que permite ao aluno identificar os elementos básicos da música.

Coordenadoras: Prof. Dra. Leila Dias / MS Angelita Broock Schultz

SITE DO PROJETO:
musicalizacao.infantil.ufba@gmail.com
https://sites.google.com/site/criancasnaufba/

CONJUNTO INSTRUMENTAL:

Direcionado para crianças de 6 a 10 anos de idade, o Conjunto Instrumental visa trabalhar através de arranjos musicais o desenvolvimento da percepção, performance, composição e apreciação musicais, entre outros. Este curso surgiu para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no Curso de Musicalização Infantil, no entanto, é aberto também para alunos externos e que ainda não possuem experiência musical.
O Conjunto Instrumental dispõe, primeiramente, de instrumentos de pequena percussão, porém permite a inclusão de instrumentos musicais que os alunos já tocam (ex.: flauta, violão, teclado, piano, etc.). Cabe citar que o curso não tem como pré-requisito a leitura musical.
Contudo, o objetivo é o de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, motoras e sociais, oferecendo aos alunos, de maneira lúdica, uma rica  vivência musical.

Horário das aulas: sábados das 10h às 11h30
Local: Escola de Música da UFBA
Professores Kamile Levek e Roseane Ramos


INICIAÇÃO MUSICAL AO INSTRUMENTO:

Abrange a faixa etária dos 7 aos 10 anos. O objetivo é proporcionar o aprendizado da música, interagindo com um repertório nacional e internacional, de forma a promover o desenvolvimento do aluno e o seu gosto musical através da prática instrumental.

Teclado (IMIT) - Coordenação: Prof. Dra. Leila Dias
Violão (IMIV) - Coordenação: Prof. Robson Barreto
Violino (IMAV) - Coordenação: Prof. Dílson Peixoto
Flauta Doce (IMAF): Coordenação: Prof. Glória Lemos


CORAL

Atividade musical destinada a todas as idades, a partir dos 7 anos. Podem participar todos os alunos do curso de extensão, como disciplina complementar, sem o pagamento de taxa extra. O Projeto Coral tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade universitária e da sociedade em geral através da prática do canto coral, promovendo, assim, sua educação musical . Este ano, estarão funcionando cinco grupos para atender às diferentes faixas etárias e aos diversos níveis de desenvolvimento:

Infantil (7-10 anos);
Infanto-juvenil (11-14 anos);
Juvenil (de 15 25 anos);
Melodias (adultos).
Mirum Voices (adultos).

Coordenação: Prof. Dra. Leila Dias

Horários



CORAL INFANTIL - 7 a 10 anos – Sala 105 – Regente: Letícia Bartolo
VESPERTINO - 6ª FEIRA 17:00 às 18:00
CORAL JUVENIL - 11 a 14 anos – Sala 105 – Regente: Letícia Bartolo
VESPERTINO – 6ªFEIRA 18:00às 19:00
CORAL “Eu canto e danço” - Jovens e adolescentes 14 a 24anos – Sala 105 – Regente: Leila e Jean
NOTURNO - 2ª FEIRA 18:30 às 21:00
CORAL MELODIAS ADULTOS - Sala 105 – Regente: Leila e Claudia
NOTURNO - 4ª FEIRA 19:00 às 21:00


OFICINAS

CANTO
Curso destinado a pessoas interessadas no conhecimento preliminar sobre técnica vocal. Através do treinamento de suas habilidades vocais, o aluno interpretará um repertório popular e erudito, nacional e internacional.

Coordenação: Prof. José Mauricio Brandão.

VIOLÃO
Oferece aos alunos introdução e desenvolvimento de técnicas para a execução do instrumento, através da prática do acompanhamento rítmico e harmônico, com repertório específico selecionados pelos professores e dirigidos a cada grupo. O repertório será  adequado ao nível de conhecimento musical e da faixa etária dos inscritos. O aluno deverá possuir instrumento próprio.

Coordenação: Prof. Dr. Robson Matos Barreto

PERCUSSÃO E BATERIA
Nesta oficina o aluno adquire conhecimentos elementares de percussão e bateria. A técnica é repassada no uso da baqueta para caixas-clara, utilizando o método Stick Control, com leituras de ritmos através do método Henrich Knauer, além da vivência e prática com todos os instrumentos de percussão.

Coordenação: Prof. Dr. Jorge Sacramento

PIANO
Propicia condições técnicas e teóricas para que o aluno toque piano, desenvolvendo sua percepção auditiva e rítmica, com conhecimentos básicos sobre leitura musical.

Coordenação: Prof. Beatriz Alessio

FLAUTA DOCE
Aprendizado voltado para a teoria, literatura, princípios básicos e teóricos sobre flauta doce, com a criação de estruturas musicais e arranjos, técnica de execução e performance.

Coordenação: Prof. Glória Lemos

VIOLINO
Introduzir o aluno ao universo da música a partir do conhecimento, da prática e do desenvolvimento da técnica de execução do violino. Simultâneamente, também há orientações visando o desenvolvimento da leitura e percepção musicais. 

Coordenação: Prof. Alexandre Loureiro


TEORIA MUSICAL
Aborda noções básica de teoria e percepção musical, possibilitando o aprendizado da escrita musical. O curso acompanha as oficinas dos instrumentos durante seu 4 semestres, mas pode ser cursado também separadamente. Não há limite de idade e não exige conhecimento prévio.

Prof. Roberto Marfuz, Prof. José Coelho.

CURSO BÁSICO

É um curso técnico, pré-universitário, com aulas ministradas por professores da Graduação ou monitores coordenados pelos departamentos. A duração do curso depende do conhecimento musical e da maturidade pessoal e profissional de cada aluno. O curso é constituído de aulas teóricas (em grupo) e práticas (individuais). São oferecidos os seguintes cursos:

¯    Canto
¯    Clarinete
¯    Composição e Regência
¯    Flauta Doce e Flauta Transversal
¯    Percussão
¯    Piano
¯    Saxofone
¯    Trombone
¯    Trompete
¯    Violão
¯    Violino
¯    Violoncelo
¯    Harpa







OUTRAS  INFORMAÇÕES:

Secretaria
Tel.: 3283 - 7885 / 3283-7892
e-mail: emusextensao@yahoo.com.br

Procurar: Aline, Francis, Pedro ou Taise

ENDEREÇO DA ESCOLA
Rua Basílio da Gama, s/n - Canela
Campus Universitário do Canela
(ao lado da Faculdade de Odontologia)
Site: http://www.escolademusica.ufba.br/
CEP: 40140-060
Salvador- BA