PROJETO IMIT









ESCOLA DE MÚSICA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MUSICAL - IMIT
Iniciação Musical com Introdução ao Teclado / Piano
Projeto IMIT

             O Curso  de Iniciação Musical com Introdução ao Teclado, IMIT , é um projeto de extensão universitária, desenvolvido desde 1988 pela Profa. Dra. Alda Oliveira. A Metodologia desenvolvida  é baseada nos princípios modernos de Psicologia aplicada ao ensino. Estruturas de ensino são aplicadas de forma a transmitir os elementos básicos da música de maneira adequada ao nível cognitivo, afetivo, psicomotor e social do aluno .
Filosoficamente, o centro do trabalho é a criança, com suas experiências de vida, que irão ajudar a construir o conhecimento musical e motivar as atividades desenvolvidas em classe. Os processos usados são lógicos, estimulantes e científicos, de forma a tornar a criança apta a entoar melodias, identificar os elementos básicos da Música, apreciar músicas de valor estético, ler e escrever música, criar e analisar músicas no seu nível de informação, além de tocar nos teclados músicas adequadas ao seu desenvolvimento geral.
                Os princípios educacionais adotados são adequados a desenvolver uma interpretação expressiva, um controle mental e psicológico, além do conhecimento da técnica básica que levará a criança a tocar com fluência, consciência, agilidade, relaxamento e boa postura.
                 As aulas são ministradas em grupo de no mínimo 5  (cinco) e no máximo 10 (dez) crianças nos 4 primeiros semestres, chegando nos dois últimos semestre em grupos de 4 (quatro) crianças.


MATERIAL
1º ao 2º semestre –  Lápis de cor, caderno de desenho, 
                                  Régua, caderneta para anotações.
                                  Lápis e borracha.
3º ao 8º Semestre  Caderno  de  Música
                                  Repertório escolhido na ocasião 
                                  Caderneta de anotações ,                                           
                                  Piano ou Teclado eletrônico para o aluno estudar em casa.

EMENTA
Musicalização  através de atividades em grupo de percepção, apreciação, execução, criação, análise e leitura, usando como meio o próprio  corpo e instrumentos de tecla (Piano, Teclado eletrônico, Xilofone, Metalofone, Marimba e outros instrumentos de percussão).

CLIENTELA
Crianças a partir de sete anos  

DURAÇÃO
Até 8 semestres. Cada semestre terá 15 aulas no mínimo, com duração de hora e meia, podendo ser realizado reforço a critério do professor e necessidade do aluno.

OBJETIVOS
Despertar interesse pelo estudo do instrumento, percebendo também a importância dos instrumentos de tecla para a música em várias épocas e culturas. Esse estudo também pretende oportunizar ao estudante um conhecimento de repertório de épocas e culturas diferentes, bem como seus compositores e intérpretes, desenvolvendo assim uma postura de ouvinte consciente.
Espera-se também que o estudante possa utilizar a música como forma de expressão e comunicação.

METODOLOGIA
O conteúdo será vivenciado pelo estudante de várias formas: cantando, tocando, lendo, escrevendo, apreciando, criando.

AVALIAÇÃO
Será realizada de forma diagnóstica e processual, sendo que, ao final do ano, o estudante receberá uma avaliação por escrito do professor. 

Prezados pais: a participação de vocês no processo da Construção do Conhecimento de seu (sua) filho (a) é fundamental. Por isso sugerimos que procurem:
1-      Desenvolver atitudes positivas em relação ao seu (sua) filho (a), encorajando-o (a) a estudar e proporcionando um ambiente propício ao estudo. Tempo de estudo mínimo: 15 minutos por dia.
2-      Evitar comparar seu filho(a) com outros alunos e evitar críticas negativas, pois cada criança é um ser humano especial.
3-      Verificar sempre o material da criança e suas tarefas antes de levá-la para aula, evitando esquecimento e estimulando o senso de responsabilidade.
4-      Levá-la regularmente às aulas pois a falta dificulta  a continuidade no processo da aprendizagem .
5-      Verificar se as unhas da criança estão limpas e cortadas.
6-      Estimular a audição de Música em casa, levá-la a Concertos e Audições e conversar sobre Música sempre que tiver oportunidade.
7-      Verificar durante o estudo: o tempo, as tarefas, a postura, a posição das mãos e dos dedos, a altura do banco para que não adquira maus hábitos, evitando estudar errado. Da boa formação inicial vai depender uma boa técnica no futuro.
8-      Comparecer às reuniões sempre que convocados e às apresentações públicas. Seu filho (a) precisa de acompanhamento e elogios.
9-      Desenvolver um bom relacionamento com a coordenação e professor, comunicando sempre quaisquer problemas que por ventura surgirem, ajudando na solução e na formação musical do seu filho (a).


Coordenação: Profª Ms.Maria Luiza Santos Barbosa

Professores
Profª Drª Larissa Martins
Profª Ms. Saulo Gama
Profª Ms. Maria Luiza Barbosa
Profª Ms. Kadija Teles
Profª Quedma Rocha Cristal

Estagiárias
Profª Débora Godoy
Profª Daniela Cerqueira

Nenhum comentário: